Sexta, 22 de Outubro de 2021 04:28
(11) 95929-8288
Saúde Saúde

São Bernardo é cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de SP

Dados constam em levantamento do Instituto Votorantim; Estudo destaca estrutura hospitalar do município e medidas implementadas pela Prefeitura

13/09/2021 11h41
Por: Redação Fonte: Prefeitur de São Bernardo
Divulgação/ Prefeitura de São Bernardo
Divulgação/ Prefeitura de São Bernardo

Referência nacional no enfrentamento da pandemia, São Bernardo foi apontada pelo Instituto Votorantim como a cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados constam em levantamento elaborado pelo instituto, cujo objetivo é avaliar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia. 

A pesquisa se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) e levou em consideração pilares como: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração pública.

Segundo o estudo, cada indicador tem peso que varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. No ranking geral, São Bernardo obteve índice 40,57. No levantamento, São Bernardo desponta como a cidade menos vulnerável a Covid-19 entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo todas as cidades do Grande ABC e a Capital. 

A eficácia do município neste um ano e meio de pandemia é atribuída as medidas implementadas pela Administração municipal, como o rigor nas regras de distanciamento social, rastreabilidade de casos, orientações preventivas e assistência social ofertada a população.

“Desde o início da pandemia nossa prioridade foi salvar vidas. Não medimos esforços e investimentos para reforçar nossa rede hospital, assim como adotamos rigor na fiscalização do comércio, inclusive com a criação da Operação Toque de Recolher. Tudo isso contribuiu para que pudéssemos ter uma eficiência comprovada pelo estudo no combate a pandemia”, destacou o prefeito.  

Neste estudo mais recente, o Índice de Vulnerabilidade Municipal evoluiu para uma versão ainda mais precisa e passou a considerar ainda em sua composição o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP), que visa identificar quais municípios tiveram um desempenho na pandemia acima ou abaixo do esperado e quanto eles desviaram do esperado. 

O indicador é calculado a partir da diferença entre o número de óbitos esperado e o número de óbitos acumulados por Covid-19, ou seja, se o munício tiver mais óbitos que o esperado, entende-se que algo aconteceu naquele município que resultou em um desempenho aquém, ao passo que se ele tiver menos óbitos que o esperado, algo teria sido feito no município para que ele tenha tido um desempenho acima da média dos municípios brasileiros.

Quando analisado este indicador, São Bernardo apresentou índice de 0,6321, ficando a frente de cidades como Santo André e São Caetano.

ESTRUTURA - Entre as ações de destaque no município no período de pandemia estão a inauguração de dois hospitais permanentes (Novo Anchieta e Hospital de Urgência). Ambos equipamentos reforçaram a cidade com 350 novos leitos, fortalecendo a rede municipal de São Bernardo.

Outras medidas também foram praticadas simultaneamente, como a contratação de 1.500 de profissionais da Saúde, pacote de investimentos, além de demais ações.

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 04h23 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
9.6 km/h Vento
85.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva