Política PPA

Prefeitura de São Bernardo amplia escuta popular para o PPA 2026–2029

Foram contemplados os bairros vila Planalto e Jardim Calux. Por Guina Moreira e  edição Flávia Acciarito.

12/06/2025 15h46
Por: Redação Fonte: Aprem Comunicação
Credito Josué Dias
Credito Josué Dias

Prefeitura de São Bernardo amplia escuta popular para o PPA 2026–2029 com audiências públicas nos bairros Foram contemplados os bairros vila Planalto e Jardim Calux. Por Guina Moreira e  edição Flávia Acciarito.
Iniciativa integra o ciclo participativo do Plano Plurianual e fortalece a construção coletiva das políticas públicas, dando continuidade ao compromisso com a participação popular na formulação de políticas públicas, a Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão do prefeito Marcelo Lima, promoveu mais uma edição do programa “A Voz da Gente, Cidade pra Frente”. Desta vez, as audiências públicas ocorreram nos bairros Planalto e Calux, marcando a quarta etapa descentralizada do ciclo de debates que integram a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.
A proposta do programa é ouvir diretamente a população para definir prioridades, metas e investimentos que orientarão a administração municipal nos próximos quatro anos — incluindo o primeiro ano da futura gestão, conforme determina a legislação de planejamento orçamentário.
Durante o encontro, os moradores tiveram espaço para apresentar sugestões e relatar demandas em áreas que impactam o cotidiano da comunidade, como trânsito, mobilidade urbana, saúde, educação, infraestrutura, segurança e assistência social.
Lançado no último dia 5 de junho, o A Voz da Gente prevê a realização de 15 encontros presenciais em todas as regiões da cidade. As reuniões acontecem em escolas municipais estrategicamente localizadas, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao debate sobre o futuro de São Bernardo. Já foram realizadas audiências nos bairros Alvarenga, Rudge Ramos, Taboão, Paulicéia e Jordanópolis.

Durante a abertura da audiência nos bairros Planalto e Calux, o prefeito Marcelo Lima ressaltou a importância da iniciativa.
“Nosso plano de governo não é elaborado apenas dentro dos gabinetes. Ele nasce nas ruas, ouvindo as pessoas, compreendendo suas realidades e transformando essas escutas em políticas públicas efetivas. Estamos construindo um modelo de gestão mais próximo, mais humano e mais eficiente, baseado nas reais necessidades da população”, afirmou.
Além dos encontros presenciais, a Prefeitura também disponibiliza um canal digital de participação, ativo 24 horas, por meio do site oficial do município. A plataforma permite que qualquer cidadão envie sugestões, comentários e propostas para o planejamento municipal.
A secretária da Fazenda, Tatiana Rebucci, também destacou o caráter democrático da ação.
“Essa política pública está sendo construída longe dos gabinetes. Nosso plano nasce nas ruas, ouvindo a população e identificando as reais demandas da cidade. Isso fortalece a gestão participativa e garante que o orçamento reflita a realidade dos moradores”, declarou.
Estimativa orçamentária
Parte do conjunto de legislações que compõem o planejamento financeiro do município, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 projeta um orçamento de R$ 7,04 bilhões. As áreas de Educação e Saúde devem receber os maiores aportes, com investimentos superiores a R$ 1,4 bilhão cada. A LDO estabelece os parâmetros que orientarão o orçamento do próximo ano.
Participação ativa da população
A comunidade tem reconhecido o valor do espaço de escuta promovido pelo programa. Morador do bairro Planalto, Cássio Beato comemorou a iniciativa.
“Poder participar é fundamental. Quando a população contribui, é possível construir um plano baseado nas nossas necessidades. Sugeri melhorias no trânsito, especialmente no km 18 da Anchieta, que é um ponto crítico para quem vive ou circula por aqui”, relatou.
Já a moradora do Jardim Calux, Rosângela Souza, destacou o avanço na comunicação entre gestão e população.
“Parabenizo a transparência da administração. Agora temos acesso ao que está sendo feito pela Prefeitura, o que tem feito diferença na resposta às nossas demandas”, afirmou.
Próximas audiências públicas
O programa A Voz da Gente segue com encontros até o mês de julho, com a meta de consolidar um plano de governo plural, realista e centrado nas pessoas.
Confira a programação completa:
•    12/jun (qui), 19h – Demarchi, Terra Nova, Botujuru – EMEB José Cataldi (Rua João Gerbelli, 330)
•    14/jun (sáb), 10h – Baeta Neves, Farina, Industrial – EMEB Janete Mally Betti Simões (Rua dos Vianas, 3520)
•    14/jun (sáb), 14h – Alves Dias, Cooperativa – EMEB Florestan Fernandes (Rua Luiz Pedro Magalhães, 330)
•    16/jun (seg), 10h – Dos Casas – Estrada dos Alvarengas, 1115, Jardim Campestre
•    23/jun (seg), 19h – Ferrazópolis, Montanhão, Silvina, Irajá – EMEB Luiza Maria de Farias (Rua Pedro Zolcsak, s/nº)
•    26/jun (qui), 19h – Centro, Nova Petrópolis, Santa Terezinha – EMEB Mário Martins de Almeida (Rua São João, 133)
•    28/jun (sáb), 10h – Santa Cruz, Tatetos – EMEB José Ibiapino Franklin
•    28/jun (sáb), 14h – Batistini, Represa, Los Angeles – EMEB Maria Rosa Barbosa (Estrada dos Alvarengas, 1.115)
•    01/jul (seg), 19h – Vila São Pedro, Esperança – EMEB Antônio dos Santos (Rua Irati, 11)
•    03/jul (qui), 19h – Assunção – EMEB Marineida Meneghelli de Lucca (Av. Dom Pedro de Alcântara, 235)
•    05/jul (sáb), 10h – Riacho Grande, Areião – EMEB Bruno Massone (Rua Cintra, 20)

 

 

 

 

 

 

São Bernardo do Campo - SP

São Bernardo do Campo - São Paulo

Sobre o município
São Bernardo do Campo é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (11/07)

Mín. ° Máx. °

Anúncio