Valter Scarpelli, nascido em 19 de Agosto de 1939,.
Filho de Lucia e Henrique Scarpelli, pai de Iara e Raquel, avô de Henrique, Isadora e Beatriz, e bisavô da pequena Lila.
Empresário de sucesso foi fundador da papelaria Bambino, e através dos tempos uma marca de referência na década de 70, foram 5 lojas constituídas, e também a família foi fundadora da escola de natacão Yara.
Trajetória no esporte
Foi jogador do Esporte, apelido do clube tradicional da cidade o E.C. São Bernardo (Cachorrão), ele teve passagem como jogador, e muitos outros amigos da época, jogadores também, se tornaram empresários e políticos de renome na cidade. Valter Scarpelli foi jogador e chegou a presidente do Conselho Deliberativo do clube. Passagem também e com grande carinho no E.C.Brasil do véio Brota, onde temos hoje um estádio Distrital revitalizado, com grama sintética. Ele teve carinho pelo Brasil...
Foi campeão amador em 1964 e brilhou também no futebol de salão, sendo campeão do primeiro campeonato da cidade em 1957. Na vida profissional, começou cedo, aos 14 anos, passou por diferentes áreas e ficou conhecido como proprietário da tradicional Papelaria Bambino, que por 30 anos. Muitas vezes referência de endereço no centro da cidade, onde o povo falava: lá perto da Bambino!
Já a muito anos, mora no Alto da Serra, na estrada da Xiboca. A muitos anos de acordo com a condição de saúde, e alguns anos ele está em uma cadeira de rodas, foi dedicado ao próximo, na sua chácara abriu as portas para as crianças do bairro de ruas de terra, Crianças que através de sua sensibilidade, disponibilizou de um espaço na sua chácara e criou uma biblioteca e sala de estudo de reforço, o senhor bondoso Scarpelli conseguiu uma professora voluntária que dava aula de reforço. As crianças passavam momentos divinos, pois muitas vezes ouvia palavras sabias.
Valter dedica seu tempo à escrita, compartilhando memórias e reflexões que agora ganham forma em seu livro de Coletâneas, que lançamento em grande evento na noite de sexta-feira, o Brasil no Nova Petrópolis estava tomado por muitos que fazem parte do clube, e convidados.
Autoridades os vereadores Ary de Oliveira e Mauricio Cardoso e presidente da Câmara Municipal e ex secretário de Esporte Ferrarezzi. Os frequentadores do clube onde tempos empresários, funcionário público, profissionais liberais entre outras. Foi preparado um cerimonial pelo renomado mestre cerimonias Amílcar Dessolo, e a presença da Orquestra Sinfônica da cidade projeto, foi executado vários clássicos da música brasileira. E tocaram o hino Esporte Clube do Brasil, hino composto por um dos frequentadores do clube e faz parte do projeto da orquestra que vem dos anos 70 da banda do Baeta, o professor Gessimar (Gessi).
O lançamento do livro Apanhados poéticos de Valter Scarpelli
Evento emblemático
Foi emocionante ver o discursos da filha e a irmã mais velha de Valter Scarpelli, comoveu a todos, a irmã já muito idosa, irmã mais velha e o Scarpelli caçula, ficou bem claro em que o pai deles já se preocupava em ajudar o próximo, e quanto a irmã enalteceu o irmão caçula. Valter Scarpelli citou amigos do passado, e um deles muito importante, sr. Cyro Cassetari (in memoria), em que incentivou ao lançamento do livro a anos.
Em um dos organizadores Jorjão também nos emocionou com seu depoimento
“Eu tinha 10 anos, peguei uma carona com Valter Scarpelli, deste dia se formou uma amizade, e hoje, estou aqui prestigiando. Em conversa com Cyro, ele me alertava em vida, que deveríamos acelerar o processo para lançar o livro, pois o Scarpelli estava de idade, Cyro partiu para outro plano e Scarpelli continua a jornada terrena”.
Após este cerimonial foi lançamento do livro com música da melhor qualidade. Vários clássicos com a banda fez ao homenagem e tocou o hino do EC Brasil, autoria professor Gessimar.
Scarpelli assinou o livro e em mãos distribuiu.
Foi uma noite de união e memorável e de encontros!
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °