Na noite desta segunda-feira (7), a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa. A iniciativa, proposta pelo vereador Ananias Andrade do partido dos Trabalhadores, reuniu profissionais da comunicação, autoridades e representantes de entidades da categoria para celebrar o papel fundamental da imprensa na construção da democracia.
O evento contou com a participação de nomes de destaque no cenário jornalístico e acadêmico. Entre eles, José Augusto Camargo, jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) que trouxe um panorama sobre o dia 7 de abril, Dia Nacional do Jornalista; a professora doutora Cilene Victor, titular dos programas de pós-graduação em Comunicação Social e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo abordou a importância do jornalismo para a construção da democracia no país o no mundo; e Anderson Demian, diretor-executivo de Mercado, Leitores e Estratégias Digitais da Folha de S. Paulo, que comentou a importância dos veículos regionais.
Durante a solenidade, o vereador Ananias Andrade destacou a relevância do trabalho da imprensa, especialmente diante dos desafios da era digital. “A imprensa é plural, é dinâmica e se reinventa a cada dia, especialmente em tempos de avanços tecnológicos. Celebramos hoje um dos pilares fundamentais da nossa sociedade democrática: a comunicação”, afirmou.
Ananias também ressaltou que a imprensa cumpre um papel essencial na construção da cidadania, no fortalecimento da democracia e na garantia da transparência. “Seja ao dar visibilidade às questões locais ou ao trazer discussões globais, a imprensa é um elo indispensável entre os governantes e a sociedade.”
A cerimônia reforçou a importância da liberdade de expressão e do acesso à informação como direitos essenciais para o exercício da democracia, reunindo representantes da imprensa regional do ABC e reafirmando o compromisso da cidade com o respeito e a valorização dos profissionais da comunicação.
Mesa solene deram uma aula de cidadania através da comunicação
Abrindo a noite com os palestrantes comunicadores e representantes da classe de jornalistas. O representante do sindicato senhor José Augusto Camargo, trouxe na sua fala presente a história, citando nome de Libero Badaró um marte jornalismo, trouxe a história de luta de sindicato dos jornalistas muito tradicional.
Já a professora e mestre da Universidade Metodista, trouxe a emoção de ser um profissional da área , ela além de professora experiente que este ano completa 30 anos com professora na área e formando muitos jornalistas que se tornaram renomados na profissão, a professora a professora doutora Cilene Victor, trouxe aos presentes um estudo internacional e de participação na ONU, e questionou firma a questão internet (Instagram), entre outras, sobre a alienação das pesssoas, e quanto é grave e que pessoas adoecem, além de ter colocado que o ser humano não será substituído por IA, (inteligência artificial), e que as experiências dela vai de nível internacional á o morro do Montanhão em São Bernardo.
E Finalisando o representante do mercado foi breve em sua fala, e elogiou ambos palestrantes anteriores que trouxeram em sua fala, uma aula para os presentes, mas respondeu a altura sobre uma pergunta vinda de um radialista de São Bernardo da rádio Bilings, Kleber Maciel, onde se perguntou sobre se a IA, irá tirar o emprego de pessoas. Demian respondeu que se tem uma polemica grande neste assunto, e que, se for ver, a evolução ainda é nova das Ias. Ele acredita no meio termo, em que, ao mesmo tempo que, a IA irá substituir a mão de obra de algumas profissões, teremos também o ser humano inovando, e criando novas profissões, finalizou Anderson Demian.
No final, todos foram convidados para se direcionar ao saguão, onde tivemos uma entrada de um coquetel, e se encerou com culinária típica servindo um jantar “baião de dois”, com música ao vivo.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °