As cidades do ABC Paulista enfrentaram fortes chuvas na tarde desta segunda-feira, 31 de março de 2025, resultando em alagamentos, desabamentos e interrupções nos serviços públicos.
Em Mauá, o volume de chuva atingiu 131 milímetros em apenas três horas, equivalente ao esperado para 18 dias do mês de março. Esse excesso de precipitação levou ao desabamento de uma casa no Jardim Zaíra. Felizmente, não houve registro de feridos.
Em Santo André, a precipitação alcançou 84 milímetros no mesmo período, correspondendo a 42% do volume médio mensal. A Avenida dos Estados, uma das principais vias da região, ficou intransitável devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí. Além disso, a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André da CPTM, na Linha 10-Turquesa, foi alagada, interrompendo a circulação de trens entre as estações Utinga e Mauá.
Houve imagens regitradas em Santo André, em um posto de gasolina, na avenida dos Estados, uma família de capivaras, dois adultos e 5 filhotesm em um posto de gasolina.
Em São Bernardo do Campo, foram registrados 52 milímetros de chuva nas últimas três horas. A Avenida Kennedy apresentou pontos de alagamento, e a pista central da Via Anchieta, entre os km 13 e 13,2, foi bloqueada devido ao acúmulo de água. As fortes chuvas também causaram interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em Santo André, cerca de 24.749 imóveis ficaram sem luz, representando mais de 6% da população afetada. Na Grande São Paulo, aproximadamente 79,6 mil clientes enfrentaram falta de energia por volta das 20h.
Diante desses eventos, a Defesa Civil emitiu alertas severos para as cidades afetadas, orientando a população a redobrar os cuidados, espec
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °