Site da Força Aérea Brasileira sai do ar após ataque hacker
O site da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um ataque cibernético na tarde desta quarta-feira (19) e ficou fora do ar por algumas horas. O invasor, que se identifica como “Azael”, assumiu a autoria da ação e afirma ser o responsável por ataques recentes a sistemas da USP, UFRJ e Aeroporto de Guarulhos.
Por volta das 15h30 (horário de Brasília), o site da FAB ficou inacessível e exibiu uma mensagem de “sistema em manutenção”. O ataque foi do tipo negação de serviço (DDoS), que sobrecarrega servidores até derrubá-los. A FAB confirmou a ação e garantiu que seu sistema de segurança bloqueou rapidamente o ataque, sem comprometimento de dados ou operações.
Azael alega também ser o responsável por instabilidades nos sistemas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que ficou fora do ar por algumas horas, e da UFRJ, que sofreu falhas no dia 17 de março. A USP, que teve dificuldades técnicas no dia 11 de março, negou que tenha sido alvo de um ataque, mas o hacker insiste na autoria.
Além dessas instituições, investigações apontam que sistemas de órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Petrobras também foram alvo de tentativas de invasão neste mês. Há indícios de que o hacker tentou acessar o Supremo Tribunal Federal (STF), mas sem sucesso.
A Polícia Federal foi procurada para comentar se há uma investigação em andamento sobre o caso, mas afirmou que não confirma nem se manifesta sobre investigações em curso.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °