Educação Leitura

A Literatura como Reflexão da Identidade e do Papel no Mundo

Como a leitura nos conecta com nossa essência e nos impulsiona a escrever nossa própria história

22/11/2024 23h56
Por: Redação Fonte: Meire Nascimento
Imagem de AI.
Imagem de AI.

Falar de literatura é falar dos nossos anseios mais profundos, daqueles que estão ocultos e intrínsecos em nossas vidas. Falar de literatura nos leva a refletir sobre qual é a nossa identidade e o nosso papel neste mundo. Será que alguma vez já nos fizemos essas perguntas?

A realidade é que somos protagonistas das nossas histórias; somos nós que as escrevemos e que buscamos o inalcançável. Você já parou para pensar nisso? Quando entendemos isso, percebemos que o nosso papel e a nossa identidade neste mundo estão sendo construídos todos os dias. E, todas as manhãs, sem exceção, temos a oportunidade de escrever uma nova história.

Compreendemos que, a cada dia, há uma página em branco à espera de ser escrita, aguardando a caneta ou o lápis que escolhemos para essa tarefa. Não importa se, nessa página ou na próxima, haverá riscos, rabiscos, grifos, traduções ou correções. O importante é saber que há uma página em branco prestes a ser escrita.

É assim que a literatura age sobre nós: ao ler o mundo, entendemos o nosso papel como seres humanos seguimos em frente, sem cobranças estapafúrdias. Prosseguimos, pois começamos a ler e a ver o mundo através de outra ótica, a nossa, tão singular, mas tão grandiosa. E, nesse novo olhar começamos aceitar e trazer a memória que somos gente: gente que vê, que toca e que sente. E, nesse anseio desenfreado da nossa alma, entendemos que somos o protagonista dessa história e que somos nós que escrevemos um novo capítulo em nosso livro chamado VIDA.

Site do projeto: www.projetocirandadosaber.com.br
instagram: @projetocirandadosaber
whastapp: 11 97710 7258

Colunista Meire Nascimento
Sobre Colunista Meire Nascimento
Meire Nascimento, mulher negra nascida na periferia de São Bernardo do Campo, é formada em Letras e Pedagogia, além de ser pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas. Idealizadora do Projeto Ciranda do Saber, escritora e palestrante, dedica-se à inclusão educacional e cultural por meio do fomento à leitura. Site do projeto: www.projetocirandadosaber.com.br instagram: @projetocirandadosaber whastapp: 11 97710 7258
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (05/12)

Mín. ° Máx. °