José Alexandre Pena Devesa, o Zé Alexandre, nasceu e foi criado em São Bernardo do Campo. Casado há mais de 25 anos, com a Lúcia, atleta de vôlei e Professora de Educação Física. Pai de dois filhos, Maynara e Luiz.
Sua trajetória é baseada no esporte: atleta profissional de vôlei durante 25 anos, atuou por diversos times em nível nacional e internacional. Com muita garra dendeu as cores da cidade por mais de uma década e depois foi treinador da equipe feminina da modalidade.
Há mais de 30 anos é servidor público da Prefeitura de Diadema, sendo diretor na atual gestão. Aqui em São Bernardo, também esteve na direção da Secretaria de Esportes e Lazer e foi secretário, sendo fundamental para que o município alcançasse feitos inéditos no esporte.
A cidade passou a ser alinhada com a Política Nacional de Esportes e a oferecer estrutura adequada desde o alto rendimento até programas implementados nos bairros, trabalhando o esporte em todas as suas manifestações.
Foi com Zé Alexandre na Secretaria que São Bernardo construiu os centros de treinamentos de Atletismo, Handebol e Ginástica Artística, virando referência nacional na área. Tantos investimentos e programas resultaram em conquistas dentro das quatro linhas. Depois de 38 anos de jejum, a cidade foi campeã 5 vezes dos Jogos Regionais e ganhou outros 4 títulos dos Jogos Abertos do Interior.
Em 2012, participou ativamente do primeiro concurso público para professor especialista de educação física na rede municipal de ensino. A partir de 2013, mais de 245 professores passaram a atuar junto aos alunos e alunas no esporte educacional. Tem como meta brigar, por aumentar o número atual de profissionais nos próximos anos.
Também foi fundamental na elaboração do Projeto Tigrinho, criado pelo deputado estadual Luiz Fernando. Entre 2009 e 2016, mais de 11,5 mil crianças e adolescentes (7,5 mil apenas em São Bernardo), deixaram as ruas para praticar futebol gratuitamente em mais de 30 escolinhas espalhadas pela periferia.
Zé Alexandre também atuou fortemente na política, sendo assessor no gabinete do deputado Luiz Fernando e chefe de gabinete do ex-vereador José Luiz Ferrarezi.
Cabe citar, que por um período presidiu o instituto S.O.S Billings, instituo esse que trabalha a preservação ambiental, fomentando a cultura, edução e diversidade com o povo Ribeirinho da Região. Com a premissa maior, a proteção da represa e do meio ambiente.
Além disso, Zé Alexandre está ligado diretamente aos movimentos culturais e suas diversas linguagens. Ajudou diversos grupos e coletivos com a proposta de trazer mais cultura para lugares carentes da cidade. Isto é, acredita que a cultura, assim como o esporte podem ser ferramentas de transformação e inclusão notamente nas periferias da cidade.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °