Saúde Saúde

CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FISIOTERAPIA

Texto escrito por: Raquel Acciarito Motta

18/07/2024 00h04
Por: Redação Fonte: Inovação em Saúde
© Raquel Acciarito Motta
© Raquel Acciarito Motta

Muitos estudos baseados na análise de movimento por IA para avaliação de esporte e fisioterapia e uso de tecnologias digitais, estão transformando a área, fornecendo subsídios para os profissionais adaptarem suas rotinas e conhecimentos com este advento. Assim, relatamos abaixo algumas contribuições que a IA e demais tecnologias assistenciais podem trazer para a área da Fisioterapia, tais como:
• Análise de Movimento: softwares que permitem a análise precisa dos movimentos dos pacientes, fornecendo dados gráficos e dados em tempo real sem a necessidade de contato direto.
• Melhoria da precisão diagnóstica: proporciona uma análise mais rápida e precisa dos movimentos do paciente, ajudando a identificar a causa raiz dos problemas de forma eficaz.
• Telefisioterapia: Possibilita a fisioterapia remota, crucial em situações de distanciamento social, garantindo a continuidade dos tratamentos. (não deixem de ler a Resolução sobre o tema: https://lnkd.in/gyN7kmw)
• Feedback em Tempo Real: Os fisioterapeutas podem monitorar e corrigir os exercícios dos pacientes em tempo real, melhorando a eficácia das sessões.
• Personalização do tratamento: com base em dados coletados, sistemas de IA podem sugerir abordagens de tratamento mais eficazes e personalizadas para cada paciente.
• Gerenciamento de dados: a IA facilita o armazenamento, processamento e interpretação de grandes volumes de dados de pacientes, tornando o acompanhamento mais eficiente.
• Suporte e Orientação Constante: Disponibilização de conselhos e orientações 24/7, melhorando a adesão ao tratamento e a satisfação do paciente.
• Gestão Eficiente do Atendimento: Automatização de tarefas administrativas, como agendamento de consultas e lembretes de tratamento, otimizando o tempo do fisioterapeuta.
• Custo-Benefício: tecnologia que utiliza componentes de baixo custo e facilmente acessíveis, tornando a tecnologia de IA mais viável economicamente.
Com a IA e tecnologias digitais, os fisioterapeutas podem aumentar significativamente a eficácia de suas intervenções, especialmente em contextos que exigem um atendimento qualificado e remoto. Entretanto, para isso, é necessário desenvolver algumas competências:
• Capacitação Tecnológica: Treinamento em novas tecnologias e familiarização com as ferramentas de IA.
• Habilidades Analíticas: Desenvolver habilidades para interpretar e utilizar eficazmente os dados gerados pelas ferramentas de IA.
• Atualização Contínua: Comprometimento com a educação contínua para se manter atualizado com os avanços na IA aplicada à fisioterapia.

Profissional de fisioterapia, esteja preparado para este novo cenário na sua carreira!

Participem das discussões e saiba mais sobre tecnologias e inovação em saúde em nossa Comunidade. Faça parte do nosso Grupo do Whatsapp: https://lnkd.in/dYXinY-b

Texto escrito por: Raquel Acciarito Motta

Colunista Raquel Motta
Sobre Colunista Raquel Motta
Dir. Executiva da Prisma Consultoria em Saúde e Prisma Digital
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (06/12)

Mín. ° Máx. °