Dia 18 de junho se comemora o Dia da Gastronomia Sustentável, como chef de cozinha não poderia deixar de falar sobre este dia e, nem tão pouco como enóloga e sommelière, poderia deixar de unir neste texto o vinho ao alimento.
A Gastronomia Sustentável envolve um conjunto de práticas que visam minimizar o impacto ambiental, promover a biodiversidade e apoia economias locais. Entre os princípios centrais estão o uso de ingredientes de origem local e sazonal, a redução do desperdício de alimentos, a promoção de métodos de produção orgânica, e a valorização das tradições culinárias regionais.
Quando falamos em gastronomia, o vinho vem automaticamente atrelado. E falar em sustentabilidade também é falar em vinho, onde ele desempenha um papel especial na gastronomia sustentável, com uma crescente ênfase em práticas vinícolas que respeitam o meio ambiente e a biodiversidade.
Um conceito em Viticultura Orgânica cria um ecossistema equilibrado na vinha, outro conceito é a Viticultura Biodinâmica, que aplica preparos específicos para revitalização a saúde do solo e da planta.
Também o movimento que ganha a cada vez mais mercado são os Vinhos Naturais, que são produzidos com mínima intervenção tanto do vinhedo como da vinícola. Onde evitam uso de aditivos e técnicas industriais. O resultado é um vinho que reflete de maneira mais pura o terroir.
Ainda pode-se apresentar todo conceito que envolve a escolha de embalagens recicláveis e reutilzáveis que vão deste a garrafa de vidro a caixa de papelão.
E por fim, o Turismo Enológico Sustentável integrando práticas de sustentabilidade em suas operações de turismo, oferecendo degustações e visitas que educam os visitantes sobre a importância da viticultura sustentável e incentivam um turismo responsável.
Podemos ver que tanto a gastronomia como o vinho tem um papel importante com o planeta, a união dos dois é um ato de cuidado com o planeta. Quando se escolhe um prato e um vinho que seguem princípios sustentáveis, você além de desfrutar de sabores autênticos e de alta qualidade, também coloca apoio que beneficiam o meio ambiente e comunidades locais. Esta abordagem não apenas enriquece a experiência gastronômica, mas também contribui para um futuro mais sustentável e equilibrado.
Conheça mais sobre Bete Carneiro:
https://www.linkedin.com/in/elisabete-silva-carneiro-982570198/
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °