No último dia 7 de dezembro, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires foi palco de um importante debate que reuniu autoridades, políticos, representantes sociais, entidades pela causa e a população local para discutir estratégias e ações efetivas no combate à violência contra as mulheres. Estiveram presentes as Secretárias, Mali Silva (Secretaria de Desevolvimento Emprego e Renda) e a Secretária Adjunta, Aline Pavani e Marisa Reinoso (Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social).
A sessão foi presidida pela Vereadora Márcia.
A iniciativa, que busca conscientizar e mobilizar a comunidade, contou com a participação ativa de diversas esferas da sociedade. A presença de autoridades locais, políticos engajados na causa, guarda municipal, delegado e representantes da municipalidade e de organizações sociais, juntos a participação da população, demonstra o comprometimento da Sociedade de Ribeirão Pires em enfrentar esse grave problema social.
A discussão, marcada por falas impactantes e relatos de experiências, destacou a necessidade de políticas públicas mais eficientes, leis mais rigorosas e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero. Autoridades locais, como vereadores e representantes do executivo, comprometeram-se e apoiar medidas que fortaleçam a proteção das mulheres e combatam a impunidade nos casos de violência.
A presença de políticos reforçou a importância de um comprometimento a nível estadual e federal, garantindo que a luta contra a violência de gênero esteja na pauta de discussões em todas as esferas governamentais.
Os representantes sociais e das entidades voltadas para a causa trouxeram à tona a importância do apoio psicológico, jurídico e social para as vítimas, ressaltando a necessidade de uma rede de suporte mais eficaz.
A população, por sua vez, teve a oportunidade de expressar suas preocupações, sugerir ideias e cobrar ações concretas. O engajamento da comunidade é vital para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. A luta pelo respeito e combate à discriminação da comunidade LGBTQIA+, trouxe execelente explanação de Marcela Marques, com a veracidade de que vale a pena lutar por direitos. Veja o Vídeo:
A relevância desse debate vai além do espaço da Câmara Municipal. A conscientização e mobilização da sociedade são passos cruciais para transformar a realidade e construir uma cultura de respeito e igualdade de gênero. Ribeirão Pires, ao promover esse encontro, reforça seu compromisso com a proteção das mulheres e o combate incansável à violência de gênero, buscando inspirar outras comunidades a seguir o mesmo caminho.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °