Sexta, 28 de Janeiro de 2022 03:31
(11) 95929-8288
Política País

Gouveia e Melo vai ser o próximo Chefe do Estado-Maior da Armada

Tomada de posse do vice-almirante deverá ocorrer já nesta quinta-feira. POR NOTÍCIAS AO MINUTO

22/12/2021 09h56
Por: Redação Fonte: Notícias ao Minuto
© Global Imagens
© Global Imagens

Henrique Gouveia e Melo vai ser o próximo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), avançou, esta quarta-feira, a TSF. A tomada de posse do vice-almirante deverá ocorrer já na quinta-feira, dia 23 de dezembro, ao final da tarde. 

Para hoje está marcada uma reunião do Conselho do Almirantado, que terá de se pronunciar sobre a nomeação do novo CEMA. Depois, será ouvido o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e, posteriormente, o Governo pedirá a exoneração do Almirante Mendes Calado a Marcelo Rebelo de Sousa e a nomeação de Gouveia e Melo. 

Quando questionado sobre este tema, esta manhã, na antena da RTP3, Tiago Antunes, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, respondeu que "essas matérias são tratadas nas instâncias próprias, têm os seus trâmites, os seus procedimentos". "Neste momento não tenho nada para lhe dizer", frisou. 

Recorde-se que o anterior coordenador da Task Force de vacinação contra a Covid-19 foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).

"O sucesso da estratégia de vacinação de Portugal foi notícia em todo o mundo. Os nossos correspondentes dedicaram muitas reportagens ao tema, que suscitou enorme interesse no exterior. Por isso, a escolha do vice-almirante Gouveia e Melo não demorou a conquistar o apoio da maioria dos profissionais", explicou a jornalista Giuliana Miranda, presidente da AIEP, citada no comunicado.

Belém? "O futuro a Deus pertence"

Após ter sempre afastado a ideia de perseguir uma carreira na política, no passado dia 15 de dezembro o vice-almirante Gouveia e Melo demonstrou que, afinal, essa porta não está tão fechada assim. 

À  pergunta 'Já pensou em ter a coragem se se candidatar à Presidência da República nas próximas eleições?', colocada numa tertúlia do Diário de Notícias, Gouveia e Melo respondeu: "Têm-me aconselhado a dizer que dessa água não beberei, que é uma frase muito forte que não se deve dizer nunca. Tenho uma carreira militar que pretendo continuar. O futuro só a Deus pertence".

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 03h24 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

20° Sensação
1.7 km/h Vento
80.2% Umidade do ar
90% (45mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Chuvoso