Sexta, 28 de Janeiro de 2022 03:25
(11) 95929-8288
Saúde Saúde

Prefeitura de Mauá orienta os munícipes com sintomas de gripe

Enquanto as pessoas com sinais leves devem buscar as UBSs, aquelas que apresentam sintomas graves devem se encaminhar às UPAS. POR: Evandro Oliveira/ PM- Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá- Secretaria de Comunicação Social

17/12/2021 18h46
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
 Quem tiver sinais leves, como tosse, dores de cabeça, de garganta ou no corpo, pode se ir a uma UBS
Quem tiver sinais leves, como tosse, dores de cabeça, de garganta ou no corpo, pode se ir a uma UBS

Quem tiver sinais leves, como tosse, dores de cabeça, de garganta ou no corpo, pode se ir a uma UBS

 

Atualmente, o estado de São Paulo enfrenta uma epidemia de gripe causada pela variante Darwin do vírus influenza A (H3N2). Em Mauá, as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) registraram aumento de 35% nos atendimentos nos últimos dias. Somada à preocupação com a Covid, a Prefeitura tem compromisso com a saúde da população, por isso busca orientar as pessoas que apresentem sintomas da doença. 

 Quem tiver sinais leves, como tosse, dores de cabeça, de garganta ou no corpo, similares aos da Covid, deve se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. 

 Os indivíduos com sintomas graves devem buscar as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), equipamentos de saúde destinados a urgências e emergências e que operam 24 horas. Devido ao crescente número de casos de síndrome gripal foi ampliada quantidade de médicos por plantão nas unidades. 

 A campanha de vacinação contra a influenza ocorreu de 12 de abril a 20 de agosto. Priorizou inicialmente os grupos mais suscetíveis à doença, como crianças, gestantes e idosos, e posteriormente foi aberta à população em geral. 

 Em dezembro, segundo dados prévios, o município registrou 1.057 casos de síndrome gripal – ao todo foram 91.938 no ano. 

 A contaminação pode ocorrer de forma direta, pelo contato com secreções das vias respiratórias de um infectado ao conversar, espirrar ou tossir. Na forma indireta, ao tocar em superfícies contaminadas e levar aos mãos aos olhos, boca e nariz. 

 Alguns procedimentos são importantes para se proteger, como o uso da máscara, que reduz as chances de transmissão da Covid e da gripe. Evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência mãos, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar contato com doentes e não colocar as mãos sujas nos olhos, boca e nariz também ajudam a evitar a doença.

Mauá - SP

Mauá - São Paulo

Sobre o município
Mauá é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Pertence à região do ABC Paulista, na Zona Sudeste da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 03h24 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

20° Sensação
1.7 km/h Vento
80.2% Umidade do ar
90% (45mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Chuvoso