Sexta, 28 de Janeiro de 2022 01:40
(11) 95929-8288
Cultura Presépios

Hilda Breda e sua história com os presépios Natalino

São vários que fazem parte através de anos de seu acervo

13/12/2021 19h46
Por: Redação Fonte: Aprem Comunicação
Divulgação
Divulgação

OS PRESÉPIOS EM MINHA VIDA! Desde que eu me lembre, sempre tive fascínio presépios. Com poucos anos de idade me recordo que, como não tínhamos condições de comprar um presépio, minha irmã mais velha, Neide, manuseava o barro de um rio que tinha nos fundos de nosso quintal e criava figuras referentes ao nascimento de Jesus. Depois, juntávamos pedras, musgos e plantinhas e, pronto: tínhamos um presépio! Assim podíamos comemorar aquele acontecimento tão importante. Como as toscas imagens eram moldadas sem nenhuma técnica, elas só resistiam a um Natal.

Quando eu tinha sete anos, nos mudamos de casa e não tinha mais um rio por perto. Então, pedimos um presépio. Meu pai, Angelo, havia falecido há poucos meses e, minha mãe, Lidia, sem recursos comprou apenas três peças: a Sagrada Família. Foi uma imensa alegria. No dezembro do ano seguinte, ela adquiriu os Reis Magos, depois, no outro ano, o Boi e o Burro e um Pastor. E assim foi: a cada ano ela comprava duas ou três figuras para se juntarem a um cenário com pessoas, casinhas, animais, matinhos, ruelas, pinheirinhos, rio (um pedaço de espelho). Durante o período natalino, meus irmãos Jandira, Neide, Cleide, Vilma, Angelo e eu ficávamos em volta da mesa admirando aquela pequena “réplica da cidade de Belém”. Cresci, admirando aquelas formas diminutas que se transformaram num grande presépio, com muitas peças.

Assim, os anos se passaram e montar o presépio em nossa família se tornou uma tradição. Saí de casa, ao me casar, próximo do Natal. E pensei num presépio para meu novo lar. Na loja, fiquei em dúvida sobre dois. Meu marido, Antonino me presenteou com os dois.

Depois, sempre que viajávamos, eu ficava olhando demoradamente para os presépios nas lojas, Meu marido incentivava para eu os levar. E também comecei a ganhá-los dos amigos. Chegaram a dez quando meu marido faleceu. Resolvi viajar para espairecer e lá estavam eles: comprei três. E assim os anos foram passando e todas as vezes que eu me deparava com aquelas diminutas imagens era difícil resistir. Assim, fui comprando e ganhando... Sem perceber, havia iniciado uma coleção. Desde então, cada vez tenho mais presépios. Minha família e meus amigos colaboram para aumentar meu acervo, presenteando-me e há até aqueles talentosos que os confeccionam especialmente para mim. Hoje possuo 954 presépios!

Procedem de quase todos estados brasileiros e de 60 países! Na minha coleção estão os dois primeiros que meu marido me presenteou e também, aquele de minha infância, que minha mãe foi comprando aos poucos e, desde o seu falecimento, há quinze anos, faz parte de meu acervo. Os Reis Magos ofereceram presentes à criança nascida em Belém. Em minha vida têm muitos reis magos: pessoas queridas colaboram me dando presépios. Sou grata à minha família e aos meus amigos. Todos sempre contribuindo. Para mim é uma bênção porque posso desfrutar da presença constante de muitos Meninos Jesus. Sinto-me privilegiada em poder mostrar a coleção - símbolo de fé, de esperança e do verdadeiro sentido do Natal. 

Exposição de Presépios na Chácara Silvestre em São Bernardo do Campo

São 284 presépios, de diversas origens, diferentes materiais e em  vários formatos e materiais: porcelana, barro, tecido, resina, madeira, vidro, palha,  semente, pedra, arame, cascas de frutas, material reciclado, entre outros. É o quarto ano (menos no ano passado  que realizo a exposição no local) .

Endereço: Av. Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis São Bernardo Campo- SP.

Hilda Breda é Produtora Cultural  e Diretora do Grupo Cênico Regina Pacis.

Fotos de alguns presépios do acervo de Hilda Breda.

 

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 01h40 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

21° Sensação
3.8 km/h Vento
80% Umidade do ar
90% (45mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 20°

Chuvoso
Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Chuvoso