Segunda, 06 de Dezembro de 2021 13:54
(11) 95929-8288
Corporativo Gestão de Riscos

Gestão de Riscos e Oportunidades

Lrp SIG- Soluções Integradas

25/11/2021 11h33 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Lrp SIG
Crédito: Imagem da internet
Crédito: Imagem da internet

Um assunto muito tratado dentro das organizações é sobre atingir objetivos e metas, entretanto, um dos fatores mais importantes que ajudam a maximizar os resultados e minimizar impactos negativos é a Gestão de Riscos e Oportunidades, que infelizmente não é abordado de forma relevante entre os envolvidos nas organizações, ou até mesmo é desconhecido para muitos.

 

Em busca de compartilhar o conhecimento, comunicando de forma simplificada, será abordado alguns pontos relevantes para que possam refletir, colocando em prática este tema tão abrangente, que dá suporte na obtenção de bons resultados e agindo sempre de forma preventiva.

 

Quando realizamos um planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade devemos considerar algumas questões que precisam ser  abordados para:

 

- Assegurar o alcance dos resultados pretendidos;

- Aumentar efeitos desejáveis;

- Prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;

- Alcançar melhoria

 

A organização também deve planejar:

 

- Ações para abordar os riscos e oportunidades, integrando as ações nos processos do sistema de gestão da qualidade e avaliando a eficácia das ações.

 

Estas ações devem levar em conta tudo que for apropriado ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços da organização. 

 

Quanto aos Riscos, podemos incluir nestas considerações: evitar o risco, assumir o risco para perseguir oportunidades, eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade / consequências, compartilhar o risco ou decidir (com base em dados), reter o risco.

 

Quanto às Oportunidades, podemos considerar: a adoção de novas práticas, lançamento de novos produtos, abertura de mercados, novos clientes, construção de parcerias, utilização de novas tecnologias ou quaisquer outras possibilidades que sejam relevantes para o negócio. 

 

Para realizar um levantamento abrangente e adequado, devemos sempre nos reunir com as partes interessadas de outros setores, ampliando o diálogo e facilitando a visão geral da organização onde podemos utilizar diversas ferramentas, citando um exemplo, a Análise SWOT, para auxiliar na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio.

 

Em resumo,

 

1) Identificação: o ponto de partida é descobrir os riscos / oportunidades, defini-los com algum detalhamento e em um formato estruturado.

2) Avaliação: definir a  probabilidade e o impacto da ocorrência.

3) Tratamento: cada risco/oportunidade deve ser definido, porém, em alguns casos pode ser não  fazer nada. Entretanto, isso requer uma análise da aceitabilidade do risco, podendo requerer um plano de ação para prevenir, reduzir ou transferir o risco.

4) Monitoramento: um processo contínuo de revisão é essencial, reavaliando os riscos e monitorando a situação dos tratamentos e controles implementados.

5) Comunicação: em cada uma das etapas é a parte fundamental para o processo de tomada de decisão efetivo na gestão. 

 

Pense nisso, comente, tire dúvidas e compartilhe se achar que este conteúdo agregou valor e conhecimento.

 

Eng. Luiz R. Putti
Sobre Eng. Luiz R. Putti
Eng. Luiz R. Putti Diretor Técnico da LRP SiG - Soluções Integradas em Gestão Formação:Engenheiro Mecatrônico (Universidade Bandeirante de São Paulo) MBA em Gestão Empresarial (FGV – Fundação Getúlio Vargas) Green Belt em Lean 6 Sigma Sistema de Gestão Integrado Auditor Interno Sistema de Gestão Integrado
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 13h50 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

22° Sensação
20.8 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva