Segunda, 06 de Dezembro de 2021 14:05
(11) 95929-8288
Corporativo Encontro

Evento promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi na Espanha

José Roberto Nogueira (Bigodinho Volks), esteve presente nos debates. Por Guina Moreira.

23/11/2021 20h56
Por: Redação Fonte: Aprem Comunicação
Divulgação
Divulgação

A 45ª reunião técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cinterfor), aconteceu em Madri na Espanha. Com debates junto aos países da América do Sul, Caribe e alguns países da Europa. 

José Roberto Nogueira (Bigodinho Volks), esteve presente na 45ª reunião técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cinterfor). O evento, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é considerado um dos mais importantes fóruns para a educação profissional no mundo.

Em Madri, na Espanha, entre os dias 16 á 19 de novembro.

A oportunidade de estar em um evento como este, e conhecer de perto o que de melhor está sendo feito na educação profissional de diversos países do mundo e poder trocar boas práticas e experiências. Esta grande oportunidade que mais uma vez o Bigodinho teve para interagir nos debates.

Jose Roberto (Bigodinho), teve a sua impressão a respeito do evento internacional.

“Um encontro onde nós representantes dos trabalhadores podemos mostrar com outros olhos como ficará a sociedade diante de tantas mudanças no mundo do trabalho”, disse.

“Trazer a posições política em cima das questões técnicas é muito importante, somente assim podemos mostrar que nem tudo pode ser enxergado como avanço, e nem tudo poderá chegar atropelando os trabalhadores”, concluiu.

José Roberto (Bigodinho Volks), ainda exerceu grande papel em Madri na Espanha. Fez grandes reportagens pela Aprem Comunicação para o Portal Aprem e programa de rádio na ParatyFM87,5. Nas reportagens ele falou com um Argentino e Uruguaio.

O Argentino Gustavo Gandara secretário de Formação e representante da OCRA falou da importância do evento. Sou da Indústrias da Construção e representante dos trabalhadores. Tenho orgulho de representar a classe de nosso setor. Na Argentina tem o setor de formação dos trabalhadores e nós formamos nossos trabalhadores para a indústria, para trabalhadores salariais e proteção social. E temos um problema importante com os trabalhadores em sua qualificação, e setor empresarial reconhece esta formação.” 

Representante do Uruguai Rodrigo Silveira especialista em Digitalização da OIT Cinterfor com sede no Uruguai em Montevideo.

“Estamos na quadragésima quinta versão, em que, indica de uma forma regularreunimos, e que vem acontecendo desde os anos 60. É preciso compartilhar e perceber o que dá certo, e o que deixa de funcionar. E, o que, o Cinterfor faz de fato é muito mais articular cooperação entre as instituições da região do que ser um polo central de conhecimento de lições. Nosso trabalho é de articular cooperação horizontal e, isto, que estamos fazendo agora. No cenário pós pandêmico, e com a mudança no mercado do trabalho que estão acontecendo temos que ter um olhar mais desafiador”.

Sobre o Cinterfor 

O evento acontece a cada dois anos e conta com a presença de instituições nacionais especializadas em educação profissional da América Latina, Caribe, Espanha, Portugal e Cabo Verde, além de governos e representantes de organizações de empregadores. Em pauta, estão as mudanças no mercado de trabalho, as necessidades e desafios atuais da educação profissional.

Nesta 45ª edição, os temas em discussão: 

“Políticas de formação para a recuperação e transformação produtiva”, “Lacunas de competências, antecipação de demandas de formação e reconhecimento de aprendizagens prévias”, “Inovação e inclusão na aprendizagem de qualidade”, “O papel da formação profissional na transformação digital” e “Diálogo Social e a formação profissional”.

 

José Roberto Nogueira (Bigodinho Volks), é colunista da Aprem Comunicação e participa como mediador do programa Aprem Comunicação da rádio Paraty FM87,5, aos sábados pela manhã a partir das 8h30.

 

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 13h50 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

22° Sensação
20.8 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva