Segunda, 06 de Dezembro de 2021 14:43
(11) 95929-8288
Corporativo Profissionais

A complexidade da responsabilidade.

Por: Flávia Acciarito

02/11/2021 21h37
Por: Redação Fonte: Aprem Desenvolvimento Humano e Empresarial
Crédito: Imagem da internet
Crédito: Imagem da internet

Quando somos adolescentes, discutimos por coisas banais, exigimos tanto de nossos pais, sofremos por namoros que terminam sem compromissos ou sentimentos de real união. Ou seja, pensamos em um futuro sem realmente se preocupar, mas, brigávamos pelo o que queríamos!

Quando adultos, a concorrência para conseguir se colocar no mercado de trabalho, capacitações, correr atrás do tempo perdido, ou ainda não ter verba para se aprimorar para chegar onde queremos, nos causa uma certa frustração.

No trabalho a carga de responsabilidade dobra, quando assumimos a responsabilidade em construir uma família, seja ela como for.

Pensar em construir, sem perder o brilho da ação, sem falhar, ou ainda em buscar mostrar o talento para ser reconhecido, desgasta e muito muitos profissionais que vestem a camisa na empresa, mas que por anos, tentam sem sucesso subir de cargo, ou ainda, permanecendo anos no mesmo cargo, observando seus superiores elogiar sem realmente o valorizar, eu disse anos!

Quando ainda observamos profissionais que almejam seu reconhecimento, e de repente, chega alguém de fora, ocupa aquele cargo, e ainda ganha mais, a desmotivação e a sensação é de desprestígio, que fere e muitas vezes não cicatriza, gerando dores, desconforto corpóreo, na mente e até na alma.

Sentir o peso da responsabilidade, de ter se dedicado, ter contribuído há anos para uma empresa, não significa que nem todos que ali estão, conseguem observar e desenvolver talentos. 

Desta forma muitas empresas, ao observar a desmotivação de alguns colaboradores, com anos de dedicação, ao invés de analisar, avaliar melhor, o consideram que perderam seu brilho, que ficaram intolerantes ou ainda que querem sair da empresa, mas na verdade, não buscam a verdade dos fatos , dos sentimentos ou das ações. Afinal, nada acontece por acaso, e uma insatisfação não acontece do dia para a noite.

A pessoa que se dedica e busca o desenvolvimento da empresa, de um projeto por esta, busca também crescer com ela.

A ausência de diálogo, análise de competência, e de reconhecimento, leva o profissional ao seu desgaste, e seu peso aumento, chegando a acreditar que não possui mais valia, e muitos ainda acreditam que não conseguiriam se recolocar no mercado de trabalho por medo e vivência de muitos anos em uma só empresa.

É preciso acreditar que a experiência ainda conta muito, que sonhar ainda é permitido e que todos possuem seus valores, que o medo é uma barreira que o impede de progredir, por isso, não tenha medo de solicitar ou pedir um aumento, uma promoção, de colocar seus projetos junto a empresa. Ter a possibilidade e tirar dúvidas, suavizará o peso da responsabilidade de não saber sobre o amanhã, pois quem solicita, terá duas possibilidades, conseguir ou não, esperar mais um pouco ou ainda, se valorizar e buscar novos horizontes.

Com isto, o que quero dizer, é que você não ficou em uma empresa por anos sem ter seu valor, pelo contrário, ficou porque é um ou uma excelente profissional, contudo, se você não tiver planos para sua vida, sua carreira, viverá sofrendo dentro de um ciclo vicioso do medo.

Acredite em você, e se não estiver feliz onde está, ou se já observa que não lhe valorizam, ou se não há possibilidade de melhoria em sua carreira, quem precisa mudar é você!

Precisamos ter responsabilidade sim, sem peso, mas com satisfação, objetivos para sermos mais felizes em nossas conquistas. O trabalho deve ser um meio de melhoria de vida, não um martírio diário. Mas o maior responsável pelo seu sucesso, só depende de como você se posiciona, se comunica e o que realmente deseja focar para alcançar!

Colunista Flávia Acciarito
Sobre Colunista Flávia Acciarito
Dir. APREM Desenvolvimento Humano e Empresarial, APREM Comunicação. Especialista em Pedagogia Empresarial, Compliance e Gestão de Riscos. Implantação de Recursos Humanos em pequenas e médias empresas. Processos Seletivos. SIPAT. Implantação de Políticas e cargos e salários. Implantação 8S. Desenvolvimento de Novos Negócios. Estudiosa da PNL. Palestrante. Árbitra e Perita judicial.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 14h32 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 26°

23° Sensação
22.5 km/h Vento
68.2% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva