Sexta, 22 de Outubro de 2021 03:34
(11) 95929-8288
Geral Adoção

Perguntas e respostas sobre a Adoção de Crianças e Adolescentes no Brasil

Por: Maria Angélica Amarante dos Anjos

02/10/2021 19h21 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Maria Angélica Amarante dos Anjos
Crédito: Imagem da internet
Crédito: Imagem da internet

1) Estou com um grande problema e preciso de ajuda. O meu único filho veio me contar recentemente que ele e a esposa não podem ter filhos, então decidiram adotar. A tristeza está me consumindo, sempre sonhei em ter netos, acompanhar a gravidez e o nascimento, essas coisas de família. O que vocês podem me dizer a respeito?

 

Cara senhora, temos boas notícias: a sua família vai crescer. O neto, ou neta, ou netos, vão chegar, porque seu filho e sua nora decidiram ser pais. 

 

A infertilidade está presente na maioria das pessoas ou casais que decidem adotar. E veja uma coisa: seu filho não disse se é a esposa ou ele que não consegue gerar uma nova vida. Mas isso não importa, porque o casal precisa estar em harmonia sobre esta questão. 

 

O que importa é que ambos decidiram formar a família. A diferença é que os novos membros não virão através da biologia e sim, do amor e do desejo de serem pais. Afinal, é isso que define uma família, não é? Pessoas que se amam, cuidam e apoiam uns aos outros. 

 

E a senhora poderá participar de todo esse processo de uma forma diferente e muito especial. Primeiramente, o casal irá ao Fórum se informar sobre os passos necessários para entrarem no Sistema Nacional de Adoção. Receberão as informações da Vara da Infância e percorrerão um caminho que inclui documentos, cursos, visitas, entrevistas e reuniões. A senhora poderá dar uma força apoiando o casal nesse período. Eles passarão por processos que podem ser difíceis, onde a ansiedade estará presente a todo momento.

 

Durante esse preparo, eles provavelmente frequentarão reuniões em grupos de apoio à adoção. Converse com eles, acompanhe esses eventos, a experiência será muito enriquecedora para todos vocês. Podemos comparar esse período ao que antecede a gestação biológica. 

 

Após o juiz aprovar o cadastro do casal, eles entrarão no Sistema Nacional de Adoção (SNA) e podem ser chamados a qualquer momento para conhecer uma criança dentro do perfil traçado. Quando um casal é habilitado, é como se recebessem o teste positivo da gravidez biológica. A diferença é que não sabemos em quanto tempo o filho irá chegar. 

 

O seu carinho e compreensão para com o casal será de grande valia, pois há momentos em que a esperança passa por um teste. É importante confiar nos caminhos da vida, pois com certeza o filho certo chegará para os pais. 

 

Como ele será? Qual será a carinha dele? Quanto tempo vai demorar? Não sabemos. Lembre-se de sua própria gravidez, de suas inseguranças e incertezas, e dê forças para o casal. A senhora poderá contribuir para o álbum da gestação invisível, tirando fotos do casal, por exemplo, ou ajudar na confecção do enxoval.

 

Haverá um dia em que finalmente o telefone irá tocar. Se formos comparar com a biologia, é quando a bolsa se rompe.  É aquela correria, o coração a mil, e finalmente chega a criança (ou jovem). 

 

Quando o seu neto chegar, é possível que ele já venha com um pouco mais de idade, conforme o perfil traçado pelo casal. E se isto acontecer, é possível que esta criança a chame de vovó antes que a senhora imagine. De repente não haverá mais espaço para a tristeza fazer morada em seu coração. 

 

A adoção é a mesma coisa que ter filhos pela biologia, só que diferente. Vocês descobrirão as alegrias de ver um novo ser se desenvolvendo num lar tranquilo e amoroso, que é o que todos precisam. 

 

E se vocês continuarem a frequentar os grupos de apoio à adoção, farão muitas amizades e ampliarão os seus conhecimentos. Poderão inclusive ir nos encontros estaduais e nacionais, cercados por famílias que comemoram todos os dias a felicidade de terem recebido os seus filhos através da adoção. 

 

2) Vou conseguir amar o meu neto?

 

Claro que sim! Biologia não define o amor que sentimos. E vocês terão todo o tempo do mundo para se dedicar à construção desse relacionamento. Vão fazer as atividades que os avós fazem, brincando e se divertindo, e quando menos a senhora esperar, não vai mais conseguir enxergar a sua vida sem o neto, ou neta, os os netos que chegaram. 

 

Se a  ainda tem dúvidas, participe das reuniões dos grupos de apoio à adoção. São muitas histórias inspiradoras e reais. É lindo como as famílias formadas pelos processos de adoção são unidas, porque eles se dedicam a isso com uma consciência e responsabilidade que muitas vezes faltam aos pais que apenas geram. As crianças e jovens tem aquele brilho no olhar que só os filhos que são de fato amados possuem. Deixe o seu coração se contagiar desse amor e tudo o mais vai fluir. 

 

3) E como fico sabendo aonde encontrar mais grupos de apoio à adoção?

 

A senhora pode acessar o site da ANGAAD. Os grupos estão listados por região, e também podem ser acessados para reuniões virtuais muito utilizadas nesse período de pandemia e isolamento social.

 

No site tem a indicação dos dias das reuniões presenciais. E acompanhando pelas redes sociais, a senhora verá os dias e temas que serão apresentados nas reuniões virtuais.  

 

 

Vocé também pode enviar suas perguntas a este Portal. A colunista responderá o mais breve que for possível.  

 

Maria Angélica Amarante dos Anjos é psicóloga, mãe pelas vias da adoção e autora de dois livros: Fui Adotada aos 56 anos – uma história real de adoção tardia, premiado pelo Proac em 2019 e o livro recém-lançado : Histórias na Varanda – Conversas sobre Adoção e Vida, premiado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal e Secretaria de Cultura e Juventude do Município de São Bernardo do Campo.  

Para adquirir os livros, o valor é de R$ 31,50 e R$ 37,00 respectivamente, com o frete incluso. Basta enviar um pix para a chave (11)972575660 e depois enviar o comprovante e o endereço de entrega para o mesmo número de celular. 

 

Contatos também pela página do Facebook: Anjos da Guarda Serviços de Apoio à Adoção. 

 

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 03h22 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
10 km/h Vento
84.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva