Sexta, 22 de Outubro de 2021 04:44
(11) 95929-8288
Corporativo Gestão de Qualidade

Agregar valor nas empresas, gerando transformação e obtendo excelentes resultados.

Por: Eng. Luiz R. Putti Diretor Técnico da LRP SiG - Soluções Integradas em Gestão

24/09/2021 21h26 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Eng. Luiz R. Putti
Crédito: Imagem da internet
Crédito: Imagem da internet

O mundo de forma geral, tem evoluído em larga escala nas últimas décadas, e isso nos possibilita analisar o quão importante é o trabalho padronizado e organizado realizado nas organizações que mais se destacam e crescem, cujo a execução depende de pessoas, “equipes engajadas” buscando alcançar os objetivos definidos, através de metas estabelecidas.

O ponto é, nenhuma empresa cresce de forma desordenada, ou tende a crescer até determinado ponto, porém, uma hora, a desorganização desestabiliza todo o processo, e neste momento o risco fica eminente, dificultando ou até mesmo inviabilizando o negócio. Por isso, é importante determinar o que a Organização pretende atingir e onde quer chegar, pois “Quando não temos de forma clara onde queremos chegar, qualquer lugar serve”. 

Tendo em vista esta reflexão, podemos citar estruturas, ferramentas e métodos baseadas em processos padronizados que agregam valor nas empresas, gerando transformação e obtendo excelentes resultados, como um dos pilares, “foco no cliente”. 

Dessa forma, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), bem implementado, com o entendimento e participação ativa de todas as partes interessadas (alta direção, gerência, administração, produção etc.), desenvolve e transforma continuamente o futuro das empresas, como por exemplo:

• Garantir a Otimização de Processos, Maior Agilidade no Desenvolvimento de Produtos e Produção, a fim de Satisfazer os Clientes e Alcançar o Sucesso Sustentado.

• Instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.

• Forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Sendo assim, temos a ISO9001 que pode ser implementada (certificada) e/ou apenas mantida como uma base (pilar para organização e padronização), que contribui com diversos benefícios, entre eles, melhorar a Gestão da Empresa e Aumentar a Satisfação dos Clientes, sendo uma Decisão Estratégica da empresa implementá-la ou não.

De que forma ?

• Identificando o contexto que a empresa está inserida;

• Obtendo visão holística da organização utilizando a abordagem de processos;

• Identificando riscos e oportunidades que podem prejudicar ou alavancar o andamento das atividades;

• Medindo e avaliando os resultados do desempenho e eficácia do processo;

• Assegurando a melhoria contínua do processo;

• Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.

 O que a empresa ganha com isso?

Diferencial Competitivo:

• Produção mais ágil (processos mais inteligentes);

• Planejar e Controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho;

• Reduzir custos com maior produtividade;

• Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;

• Aumentar as Oportunidades de Mercado (empresas grandes só compram de fornecedores com o selo ISO 9001);

• Melhorar a Imagem da Empresa;

• Reduzir Riscos e Melhorar a relação com fornecedores e investidores;

• Desenvolver Fornecedores: Atendimento as especificações e parâmetros de qualidade mais rígidos, aumentando a confiabilidade do produto/serviço.

NOTA de Certificação:

Atestado de reconhecimento Nacional e Internacional, assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores.

Elencado parte dos benefícios de se obter um Sistema de Gestão da Qualidade em pleno funcionamento, é você, o que pensa sobre essa estrutura que pode ser transformadora, quando de fato ativa nas organizações ?

Pense nisso, comente, tire dúvidas e compartilhe se achar que este conteúdo agregou valor e conhecimento.

https://www.linkedin.com/in/luizputti/

[email protected]

https://www.facebook.com/profile.php?id=100072281632913

https://instagram.com/lrp_sig?r=nametag

 

Eng. Luiz R. Putti
Sobre Eng. Luiz R. Putti
Eng. Luiz R. Putti Diretor Técnico da LRP SiG - Soluções Integradas em Gestão Formação:Engenheiro Mecatrônico (Universidade Bandeirante de São Paulo) MBA em Gestão Empresarial (FGV – Fundação Getúlio Vargas) Green Belt em Lean 6 Sigma Sistema de Gestão Integrado Auditor Interno Sistema de Gestão Integrado
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 04h43 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
9.3 km/h Vento
86.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva