Sexta, 22 de Outubro de 2021 04:23
(11) 95929-8288
Geral Encontro

13º Encontro Nacional de Ferramentarias (ENAFER 2021)

Encontro será com público no local e gera expectativa no Complexo Perini Busines Park em Joinville

20/09/2021 15h40 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Site ENAFER
Divulgação
Divulgação

Joinville será sede do 13º Encontro Nacional de Ferramentarias (ENAFER 2021), que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, o ENAFER espera receber 250 participantes do Brasil e exterior, consolidando-se no maior evento nacional na área de ferramentarias.

O ENAFER será no Ágora Tech Park

integrante da rede de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina, parte do Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul e responsável por 20% do PIB de Joinville.

“O objetivo do encontro é proporcionar um amplo fórum para discussões sobre a realidade atual e cenários futuros do setor. O ENAFER é um fórum apropriado para empresários e profissionais técnicos discutirem temas em sintonia com as realidades brasileira e mundial”, fala o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER ), Christian Dihlmann.

Os participantes vão contar com uma ampla programação nos dois dias do encontro – palestras e workshops, para discutir ações críticas sobre a realidade atual do setor, perspectivas, e ainda articular ações em prol da perpetuação das ferramentarias e seus parceiros.  

O evento seguirá todas os protocolos sanitários e o limite máximo de ocupação da capacidade de público.  

Confira a programação da Fundep no evento:  

DIA: 23/09 

WORKSHOP : Ferramentarias 4.0: como melhorar a produtividade da sua empresa com a ajuda da tecnologia? 

Horário: 16h às 17h45  

Com: Marcos Vinícius (Servidor do Ministério da Economia e Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisa Tecnológica-IPT).  

Objetivo:   

Como a transformação digital e as boas práticas de gestão podem melhorar a competitividade das ferramentarias, com diferentes níveis de maturidade? 

Convidamos empresários, gestores e executivos a compartilhar seus desafios e a levantar oportunidades de uma melhor atuação do Rota 2030. Vamos estruturar, neste encontro, um programa capaz de melhorar a produtividade das ferramentarias, considerando as necessidades específicas do setor.   

Quem participar do workshop terá a oportunidade, ainda, de realizar a sua inscrição antecipada no programa!  

 

DIA: 24/09 

PALESTRA: Rota 2030 Linha IV: Ações, resultados e perspectivas 

Horário: 9h35 às 10h25

Palestrantes:  Ana Eliza – Coordenadora de programas da Fundep

Ana Paola Vaillalva – Gerente de apoio a negócios – IPT

Marcos Vinícius – Servidor do Ministério da Economia

Os participantes vão conferir os projetos que estão sendo desenvolvidos no Rota 2030 da Fundep, os resultados já alcançados e quais as perspectivas de execução previstas no planejamento do programa. 

O objetivo do programa é estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo com a ajuda de novas tecnologias.  

O 13º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2021 vai proporcionar o relacionamento mútuo de aproximadamente 250 profissionais do setor industrial e de serviços, onde será debatido o contexto atual do mercado e a inovação em direção à Indústria 4.0.

A realização do evento tem como objetivo fomentar a discussão, entre os empresários e órgão governamentais, sobre temas comuns ao setor ferramenteiro nacional. O encontro abordará as ações para a sustentabilidade do setor ferramenteiro nacional e mundial, validadas nos encontros anteriores. Desta feita serão discutidos temas como:

• Problemas/entraves para a evolução tecnológica e gerencial do setor e implicações diretas no desenvolvimento da cadeia produtiva;

• Formatos de capacitação técnica e administrativa;

• Situação atual do programa ROTA 2030;

• Adoção do conceito Indústria 4.0 nas ferramentarias.

CARTA DO PRESIDENTE

Prezados(as) Senhores(as),

O Brasil está sendo inserido no circuito mundial dos fabricantes de ferramentais através das ações da ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. Algumas das ações contemplam a capacitação técnico/administrativa, o desenvolvimento de parcerias internacionais, o aprimoramento das tecnologias de fabricação empregadas, além do fortalecimento da visibilidade desta indústria no cenário nacional e internacional.

Desta forma, a ABINFER reúne anualmente as empresas da cadeia de fabricantes de ferramentais no Brasil e realizará o 13º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2021. O evento é itinerante e ocorre nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este é o maior evento nacional na área de ferramentarias. Tem como missão proporcionar um amplo fórum para apresentações e discussões críticas sobre a realidade atual e cenários futuros do setor, propondo e articulando ações em prol da perpetuação das ferramentarias e seus parceiros. Desta maneira, o ENAFER apresenta-se como um fórum apropriado no qual empresários e profissionais técnicos discutem temas em sintonia com as realidades brasileira e mundial.

Este evento ocorrerá no período de 23 e 24 de setembro de 2021, no Ágora Tech Park, na cidade de Joinville, SC. Estima-se um público de 250 participantes do Brasil e exterior e tem o apoio institucional da Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho – SIMPLÁS, do Sindicato das Indústrias Mecânicas e Material Elétrico de Caxias do Sul – SIMECS, e do Consórcio VIRFEBRÁS de Caxias do Sul.

Muito nos honraria sua participação como patrocinador do 13ª ENAFER para fortalecer ainda mais nossa cadeia produtiva e projetar um Brasil rumo a maturidade empresarial no setor ferramenteiro nacional e mundial.Contando com sua sempre distinta atenção e colaboração, aguardamos esperançosos sua confirmação!

Atenciosamente,

Christian Dihlmann

Exerce as funções de Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais - ABINFER; Vice-Presidente da Associação Mundial de Ferramentarias (ISTMA - International Special Tooling & Manufacturing Association); Vice-presidente da VDI Brasil - Associação de Engenheiros Brasil Alemanha; Coordenador de Missões Empresariais da Fundação Empreender.Gaduação em Engenharia Mecânica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (1993). Especialista em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville - FURJ/UNIVILLE (1996) e inventor. Aperfeiçoamento na área de fabricação de moldes e análise reológica em Portugal e Alemanha. Tem trabalhos publicados em revistas e congressos. Traduziu o livro Tecnologia dos Plásticos; (Technologie der Kunststoffe). Foi durante 6 anos pesquisador do Grupo de Pesquisa e Treinamento em Comando Numérico e Automatização Industrial - GRUCON do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é diretor e editor da revista Ferramental e diretor da Brtooling Consultoria Ltda., atuando principalmente nos seguintes temas: molde, custo, tecnologias, concorrência e plásticos.

 

São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 04h23 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
9.6 km/h Vento
85.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva