Sexta, 22 de Outubro de 2021 03:57
(11) 95929-8288
Geral Aconteceu

Nota: Prefeitura repudia qualquer ato de transfobia e medidas serão tomadas

A Prefeitura de Diadema lamenta profundamente o ocorrido no Pronto Socorro Central e já está tomando as medidas para esse tipo de situação não volte a ocorrer.

17/09/2021 11h42 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: PMD
Crédito: PMD
Crédito: PMD

Tanto a coordenadora do Ambulatório DiaTrans com o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades LGBTI+ estão tentando contato telefônico para dar orientações e todo suporte à Wandy Uchôa. 

A gestão repudia qualquer ato de racismo, preconceito, discriminação ou transfobia e vem trabalhando para criar políticas públicas e ações que visem proteger as minorias, tanto que ontem (15), inaugurou o primeiro Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais de Diadema e do Grande ABC. Também tem previsto um ciclo de sensibilização sobre o tema com os profissionais da saúde.   

Além disto, o Comitê Técnico LGBTQI+ do município de Diadema vem trabalhando com temas afeitos a sexualidade humana, suas identidades, pluralidade e especificidades sendo este um espaço consultivo para construção intersetorial da política de prevenção, promoção e proteção no âmbito municipal para populações chaves. Os encontros são abertos a gestores e profissionais da saúde que atuam com foco no ambulatório de saúde integral da população de travestis e transexuais, bem como parceiros governamentais e não governamentais e demais pessoas com interesse na temática.

Complemento às 16h40

Nessa quinta-feira (16), às 14h, o diretor do Pronto Socorro Central (PSC) e o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades LGBTI+ se reuniram para apurar o relato e discutir os encaminhamentos em relação ao caso de constrangimento ocorrido na madrugada no PSC.  

Foi feito contato com a médica envolvida para que ela desse seu relato sobre os fatos e a mesma se mostrou sensibilizada com o mal entendido e garantiu não ter se tratado de transfobia, mas sim, de falha na compreensão da informação na ficha de atendimento. A mesma se desculpou pelo ocorrido e se mostrou disposta a conversar com a usuária para esclarecimentos. 

O coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades LGBTI+ também conseguiu contato com a Wandy Uchôa para colocar a gestão à disposição.  

O fato só retrata a triste realidade que envolve as pessoas trans e mostra o quanto ainda é necessário investir em políticas públicas que garantam os direitos dessa população. A gestão está comprometida em reverter esse cenário e foi eleita com compromisso de criar legislação municipal que garanta o uso do nome social e estabelecer políticas de enfrentamento a todo tipo de violência, intolerância e discriminação a fim de garantir o exercício da cidadania e dos direitos sociais.  

Como resultado da reunião desta tarde, a partir de amanhã haverá mudança na identificação do nome social nas fichas de atendimentos do Pronto Socorro Central e, a partir da semana que vem, serão realizadas oficinas com os profissionais do serviço (envolvendo todas as categorias profissionais, como recepção, segurança e corpo clínico), para sensibilizar os trabalhadores dos turnos matutino e noturno sobre a importância da temática.   

É investindo fortemente em capacitação e sensibilização que será possível promover as mudanças na sociedade e combater preconceitos. Nossa gestão continuará empenhada em promover saúde para todos, todas e todos, e garantir os direitos dessa população.

Diadema - SP

Diadema - São Paulo

Sobre o município
Diadema é um município do estado de São Paulo, na Região Sudeste do Brasil. Ocupa uma área de 30,732 km². A população de Diadema, estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2020, era de 426 757 habitantes, sendo o 14.º município mais populoso do estado e o 57.º do Brasil.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 03h42 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

12° Sensação
9.6 km/h Vento
85.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva